Certamente poucos sabem, mas só a cidade de São Paulo, com cerca de 16 milhões de habitantes, tem a honra de servir "um milhão de pizzas por dia", com 8.000 pizzarias, seguida da cidade do Rio
de Janeiro com cerca de 3.700 pizzarias e restaurantes italianos. A pizza está em primeiro lugar na preferência alimentar.
No Brasil a pizza sofreu diversas mudanças adequando-se à realidade e a cultura local. É o que
acontece quando a gastronomia de um determinado país ou região é passada para outros povos de diferentes culturas e hábitos alimentares.
Além desses aspectos, não deve ser subestimada a disponibilidade e facilidade de encontrar ingredientes considerados ideais.
A partir desses pressupostos, e inspirados no trabalho de mais de 25 anos da "Associação Verace Pizza Napoletana", a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro propôs um projeto que foi aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Econômico Italiano denominado: "Verace Pizza Napoletana" que tem como objetivos; preservar a tradição da pizza napolitana, promover produtos italianos ligados à elaboração e ao consumo da pizza (a importância do tomate e do azeite de oliva, ingredientes insubstituíveis para o bom gosto e sabor) e incentivar o turismo enogastronômico.
Wednesday 05 August 2009